Pulseirinha do sexo? O que é isso?
Vi no site da jornalista Tela Tomazeli esta reportagem ....sobre a "Moda" que nasceu na Inglaterra, trata-se de pulseiras de plásticos, coloridas, que nada tem de agressivo visualmente. O problema é o significado que cada cor carrega se amarrada no pulso das meninas adolescentes. A brincadeira (sem graça) funciona mais ou menos assim. O menino que conseguir arrebentar o plástico tem direito a favorzinhos ou ‘castigos’ nada convencionais. A prenda paga pode ser um abraço inocente. Mas também pode significar sexo oral ou até relações sexuais completinhas. As pulseirinhas brilhosas, com glitter, indicam sexo anal, mútuo sexo oral e toques irrestritos ao corpo. Meninas novinhas já apareceram nas escolas com essas pulseirinhas, aderindo à brincadeira automaticamente, causando desconforto e preocupação nos pais e professores. Algumas instituições já proibiram seu uso. Outras, já se agilizam e distribuem material informativo aos pais, antes do ano letivo terminar.
* * *
Para a psicóloga Ana Lúcia Gomes Castello, colaboradora do Hospital Infantil Sabará, de São Paulo, estas pulseiras traduzem mais um modismo que instiga o jovem a ter comportamentos que traduzem rebeldia ao modelo tradicional de educação, normalmente cheia de tabus quando o assunto é sexualidade. "Como tantos outros modismos, acredito que logo vai passar. Mas deixa alguns questionamentos, de como está sendo feita a educação sexual dos jovens adolescentes".
Ana Lúcia acredita na importância de que pais, educadores e profissionais abram o canal sobre conversas sobre sexo de qualquer forma - nem que ele comece por conta das pulseirinhas, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário